Quem tem esclerose múltipla pode engravidar?

Quem tem esclerose múltipla pode engravidar?
Mitos e verdades Artigos

A resposta é sim, quem tem esclerose múltipla pode engravidar. Ainda que receios e dúvidas possam surgir e parecer, à partida, pôr em causa a sua possibilidade de constituir família, trazemos-lhe um conjunto de evidências científicas que podem trazer-lhe tranquilidade e esperança.

O que as probabilidades já estudadas nos dizem é que a mulher que tem EM tem a mesma probabilidade de engravidar do que qualquer outra mulher. Ou seja, não há razões para crer que a EM tenha influência na fertilidade da mulher. Naturalmente, será necessário ter cuidados extra porque há desafios que a EM coloca que podem tornar a gravidez mais sensível. É, por isso, necessário acompanhar bem de perto o desenvolvimento da gravidez nestes casos.

Ainda assim, os dados apontam também para que ter EM não influencie o curso da gravidez: não há evidências que nos digam que há um maior rico de aborto ou de malformações congénitas. A maior parte dos estudos feitos até à data revela mesmo que não há diferenças significativas na saúde do bebé ou nas etapas da gravidez em comparação com uma mulher que não tenha a doença.

Mas a gravidez pode influenciar negativamente a EM?

Para a maior parte das mulheres com EM a resposta é não! A gravidez e a amamentação não parecem, na maior parte dos casos, trazer complicações para a EM. A verdade é que durante a gravidez parecem até ocorrer menos surtos, especialmente no segundo e terceiro trimestres. Pensa-se que a razão esteja no facto de as alterações naturais da gravidez contribuírem naturalmente para uma redução na inflamação do organismo.

No entanto, há sintomas da EM que são coincidentes com os sintomas e sinais da gravidez. Alguns exemplos são a fadiga ou os sintomas urinários. Nestes casos, talvez o problema não esteja na gravidez em si, mas no facto de sentir esses sintomas por duas razões. O ideal será falar com a equipa de saúde que acompanha a mulher de forma a perceber qual a origem dos sintomas e o que pode fazer para os mitigar durante a gravidez.

Se a possibilidade de engravidar é um desejo, está na hora de pôr de lados os receios, falar com a sua equipa de saúde e começar a preparar-se para a aventura maravilhosa da maternidade!