Associações de doentes

As associações de doentes são fundamentais para o apoio a quem vive com esclerose múltipla (EM) e estão, muitas vezes, na linha da frente na resposta a dúvidas, receios e incertezas que se colocam aquando do diagnóstico ou durante as diferentes fases de evolução da doença. 

Estas associações, lideradas por pessoas que vivem com a esclerose múltipla (EM), estão muito familiarizadas com a doença, pelo que o seu contributo é essencial para esclarecer, informar e acompanhar de perto as pessoas com EM, os seus familiares e amigos, cuidadores e o público em geral.

Enquanto organizações com cariz de solidariedade social, estas entidades têm um papel ativo na comunidade e atuam como suporte para todos os que procuram um maior conhecimento sobre a patologia e as melhores formas de minimizar o impacto da EM na qualidade de vida. 
As associações de doentes podem ainda facilitar o acesso a serviços de utilidade para os doentes, familiares e cuidadores.

Saiba quais as associações de doentes que existem em Portugal e conheça melhor os seus objetivos e missões:   

Criada em 1984, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas com EM, dos seus familiares e cuidadores. Desenvolve a sua atividade em distintas áreas de ação:

•    Intervém junto dos poderes públicos e organismos competentes, especialmente nas áreas da saúde e proteção social, para um eficiente suporte aos doentes e acesso às terapêuticas;
•    Presta apoio integrado e multidisciplinar, através de respostas especializadas de intervenção social e reabilitação;
•    Promove a informação, consciencialização e capacitação dos doentes, familiares, cuidadores e sociedade civil em relação à doença e ao seu impacto.

A SPEM está presente de norte a sul do país. Além disso, a nível internacional assegura a representação de Portugal na Plataforma Europeia da EM (EMSP) e na Federação Internacional da EM (MSIF). 

CONTACTOS: 
Rua Zófimo Pedroso, nº 66
1950-291 Lisboa
Telefone: +351 218 650 480 
spem@spem.pt

Formada em 24 de maio de 1999, a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) é uma instituição sem fins lucrativos. Com sede em Valbom – Gondomar, desde 2003, a ANEM tem como missão promover a qualidade de vida e capacitação dos doentes com EM, dos seus familiares e da comunidade através da sofisticação dos seus serviços que contribuem para a redução do isolamento social e combate ao estigma da doença. Com uma equipa multidisciplinar, a ANEM dá resposta à resolução de problemas físicos, psicológicos, familiares, socioeconómicos e jurídico-legais.

CONTACTOS: 
Rua Júlio Dinis, 247
4420-481 Valbom
Gondomar, Portugal 
Telefone: +351 224 631 985
anem@anem.org.pt

A TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla é uma instituição criada com a missão de promover o apoio aos doentes e familiares dos doentes neurológicos, em particular os de EM. A sua missão é promover a união de esforços entre todos os atores sociais e económicos, contribuindo para a melhoria das condições de vida. Para alcançar estes objetivos a TEM conta com o apoio da Segurança Social.

CONTACTOS: 
Rua André Soares, 216
4715-002 Braga
Telefone: +351 253 614 194
geral@tem.com.pt