Como ler um artigo científico

O tratamento da Esclerose Múltipla tem evoluído a largos passos. O primeiro medicamento com indicação para a EM foi aprovado no início dos anos 90; temos, agora, quase duas dezenas de terapêuticas modificadoras da doença (TMDs). No entanto, ainda há muitas necessidades por suprir, e sempre haverá. Como sabemos, a ciência evolui constantemente e há sempre algo que pode ser melhorado. A comunidade científica tem em mãos investigação que procura encontrar soluções para o diagnóstico, tratamento e monitorização das pessoas que vivem com EM.

Os investigadores recorrem às publicações científicas – sendo os artigos científicos a mais comum – para partilhar os resultados da sua investigação e contribuir para o conhecimento científico numa determinada área. Para os que não estão habituados, ler um artigo científico pode parecer complexo e difícil de entender e interpretar.

Esta página fornece algumas dicas para o ajudar a:

•    Entender a estrutura dos artigos e onde encontrar informação relevante para o que procura;
•    Informar-se e poder discutir melhor o seu caso com a sua equipa de saúde.

Normalmente, os artigos científicos têm, nesta ordem, as seguintes secções: Abstract, Introduction, Methods, Results e Discussion.

Esta secção:

•    Indica o propósito do estudo;
•    Explica como os investigadores conduziram o estudo;
•    Fornece os resultados mais importantes;
•    Apresenta conclusões;
•    Contém as principais mensagens que se podem extrair dos dados;
•    Pode apresentar a opinião do autor relativamente às conclusões do estudo.

Inclui informação útil para:

•    Saber mais sobre o contexto do tópico em discussão e saber que investigação se fez ou se está a fazer nesse campo;
•    Entender o objetivo do estudo e como as suas conclusões podem contribuir para o avanço do conhecimento num campo particular da ciência.

Aqui, pode encontrar respostas para as perguntas:

•    Que tipo de tratamento ou procedimento está a ser estudado?
•    Como foi desenhado o estudo?
•    Que pessoas foram incluídas no estudo?
•    Que doentes receberam tratamento e que doentes receberam placebo?
•    Quais são os objetivos do estudo?
•    Como foi recolhida a informação e como foi analisada?

Nesta secção, pode perceber se o estudo em questão é aplicável à sua situação (idade, etnia e tipo de diagnóstico, por exemplo). Alguns artigos científicos são chamados revisões sistemáticas e meta-análises, e estes podem fornecer um sumário de vários estudos numa só publicação, em vez de terem de procurar e entender cada um, individualmente.

Esta secção reporta:

•    Características da população em estudo, como a idade, género, etnia, e características da doença;
•    Número de doentes que completou o estudo, e as razões pelas quais alguns abandonaram o estudo;
•    Figuras ou tabelas que ilustrem resultados importantes;
•    Informação sobre se um determinado resultado teve significado estatístico ou é relevante.

Quando um resultado tem significado estatístico, significa que há uma baixa probabilidade de uma diferença entre grupos (ex: doentes tratados com um medicamento vs doentes tratados com placebo) ser devido ao acaso.

Esta pode ser uma das secções mais importantes, pois contém a interpretação que o autor faz dos dados recolhidos. Uma boa discussão dos resultados deve:

•    Resumir os pontos mais importantes que podem ser concluídos a partir dos dados recolhidos – ou, também, os que não podem ser concluídos – e que novas questões se levantam;
•    Comparar os resultados a outros já existentes;
•    Falar das limitações do estudo.

Embora ler um artigo científico possa ser desafiante, ao início, a sua interpretação torna-se mais fácil com a prática. Há algo que se deve ter sempre em mente: existem muitos artigos científicos e outro tipo de publicações científicas, e um só artigo não pode responder a todas as questões que existam. Se ficar com questões ou dúvidas após ler um artigo científico, discuta-as com a sua equipa de saúde. É importante discutir as suas ideias antes de tirar conclusões.