Smouldering na EM

O que é o Smouldering da EM?

Já ouviu falar de Smouldering? É um termo relativamente recente usado para descrever um processo específico que ocorre nas pessoas com EM. Infelizmente, grande parte da informação existente relativa a este tópico não é de fácil acesso pelas pessoas que vivem com EM, pois está, geralmente, presente em artigos científicos ou em websites para profissionais de saúde.

Este artigo foi criado para o ajudar a entender o smouldering e como as lesões que origina são diferentes das lesões que normalmente estão associadas à EM. Poderá explorar o impacto que as lesões de smouldering podem ter na progressão da EM e, ainda, perceber que pequenas alterações pode fazer para o ajudar a reduzir o efeito que o smouldering da EM tem na sua vida.

As lesões de smouldering são comuns na EM

O Smouldering na EM é caracterizado pela presença de lesões latentes, um tipo específico de lesões que estão cronicamente ativas e evoluem lentamente ao longo de muitos anos, observado em pessoas que vivem com EM. Também podem ser chamadas lesões crónicas ativas (do inglês, chronic active lesions ) e rim lesions .


As lesões causadas pelo smouldering são comuns nas pessoas com EM e podem afetar qualquer um, independentemente da manifestação da EM ou do facto de ter história de tratamento com uma terapêutica modificadora da doença (TMD). No entanto, estas lesões estão, geralmente, mais associadas a manifestações progressivas e mais agressivas de EM.

As lesões de smouldering são diferentes

As lesões criadas pelo smouldering são diferentes das lesões comumente associadas à EM, tanto em termos de aspeto como comportamento. As lesões que não são provocadas pelo smouldering têm a capacidade de diminuir ou mesmo curar e desaparecer, ao longo do tempo. Este comportamento é contrastante com o das lesões de smouldering , que se considera serem responsáveis por inflamação contínua a longo prazo, na EM.

Uma equipa de investigadores desenvolveu, recentemente, uma técnica de imagem que torna possível visualizar lesões de smouldering e distingui-las de lesões não latentes baseando-se na sua aparência. Usando esta tecnologia avançada, um anel escuro pode ser observado à volta das lesões de smouldering. Este anel é uma característica visual que diferencia estas lesões de outras e é causado pela microglia, um tipo de células imunes que habitam o SNC responsáveis por remover fragmentos de células, lixo, e agentes estranhos, como bactérias e vírus. Esta é a razão pela qual as lesões de smouldering também são chamadas de rim lesions (a tradução literal para português é lesões de borda). A atividade da microglia pode, por vezes, ser ativada em demasia e tornar-se muito reativa, podendo ser uma das causas das lesões que originam a EM.

As lesões de smouldering afetam a progressão da EM?

É importante ter em mente que as lesões causadas pelo smouldering ainda são um tópico relativamente recente e que o seu papel na EM ainda não é totalmente entendido.

No entanto, um estudo recente com 192 pessoas com EM revelou que aqueles que tinham lesões de smouldering tinham maior probabilidade de desenvolver problemas cognitivos e de mobilidade mais cedo e tinham um volume cerebral menor comparando com aqueles que não tinham lesões de smouldering. O estudo concluiu ainda que pessoas com lesões de smouldering tinham maior probabilidade de ter EM que se tinha tornado progressiva.

Ainda é necessário investigar mais este tema para entender o papel das lesões de smouldering na progressão da EM, e quem tem maior risco de as desenvolver. No entanto, estas descobertas importantes sugerem que as lesões de smouldering podem estar associadas a formas mais severas de EM.

O que pode fazer para reduzir o impacto?

A atividade do smouldering na EM não deve ser subestimada. Os primeiros estudos sobre o tema relacionam a presença de lesões de smouldering com a progressão da EM e o agravar dos sintomas.

Os passos que apresentamos a seguir podem ajudá-lo a reduzir o impacto do smouldering na sua vida.

Compareça sempre às consultas

É muito importante que continue a comparecer às suas consultas para acompanhamento, mesmo que não sinta qualquer sintoma da EM na altura. Desta forma, a sua equipa de saúde poderá acompanhá-lo de perto e detetar, por exemplo, lesões que não resultem em sintomas.

Cumpra o plano que traçou com a sua equipa de saúde

Apesar da investigação científica ser limitada, existe alguma evidência que sugere que as lesões de smouldering odem responder ao tratamento com certas DMTs. Esta é mais uma das razões que tornam o facto de cumprir a sua medicação e tratamento muito importante.

1. MS Trust – MRI reveals smouldering MS lesions. Available at: https://mstrust.org.uk/research/research-updates/191030-smouldering-lesions. Accessed August 2022.
2. The MS Blog – Smouldering MS – Not All Bad News. Available at: https://multiple-sclerosis-research.org/2021/07/smouldering-ms-not-all-bad-news/. Accessed August 2021.
3. Multiple Sclerosis News Today – Need to Know: MS and Smoldering Lesions. Available at: https://multiplesclerosisnewstoday.com/news-posts/2019/11/12/need-to-know-about-smoldering-lesions/. Accessed August 2022.
4. MS-UK – “Smouldering spots” in the brain may signal severe MS. Available at: https://www.ms-uk.org/%E2%80%9Csmouldering-spots%E2%80%9D-brain-may-signal-severe-ms. Accessed August 2022.
5. MultipleSclerosis.net – What Are Smoldering Lesions? Available at: https://multiplesclerosis.net/clinical/smoldering-lesions. Accessed August 2022.