Ir de viagem com esclerose múltipla

Ir de viagem com esclerose múltipla
Viajar com EM Artigos

Já não é possível ir de viagem com esclerose múltipla? Claro que é! Tudo o que é preciso é ter em conta as suas necessidades e planear até o inesperado. Uma coisa é certa: receber o diagnóstico de esclerose múltipla não significa que tenha de desistir das suas viagens de sonho ou das suas férias de sempre. Umas boas férias podem ser ótimas para deixar para trás dúvidas e preocupações.

Quer viaje no país, quer vá para o exterior, deverá começar por planear e prever as dificuldades do trajeto. Imagine todo o seu percurso e as várias dúvidas e problemas que podem surgir:

•    O que posso precisar de ter comigo durante a viagem?
•    É necessário garantir a acessibilidade e mobilidade nos transportes e nos alojamentos? E nos locais a visitar?
•    Será que existem serviços que pode contratar que o ajudem no local?
•    Que sintomas podem complicar a viagem? E que estratégias podem ajudar a geri-los?
•    Quais os contactos mais importantes a ter por perto em caso de urgência?
•    Quais os requisitos de segurança nas viagens internacionais?
•    O que pode fazer perante um surto?

Considere as visitas guiadas ou acompanhadas por um profissional, sobretudo, se para si as limitações ou os sintomas da EM podem trazer dificuldades na viagem.

Siga os nossos conselhos para preparar a viagem sem descurar quer os seus cuidados de saúde, quer a sua segurança. São o ponto de partida para poder aproveitar a viagem ao máximo!

•    Comece por fazer um check-up de saúde antes da viagem. A sua equipa de saúde pode ajudar a garantir que está tudo bem, bem como a ajudá-lo a pensar nas necessidades relacionadas com a EM durante a viagem. Pode ainda perguntar o que deve fazer caso tenha algum problema de saúde inesperado. Garanta ainda que tem as vacinas em dia e que está preparado para as eventualidades. Além disso, assegure-se de que conhece as condições de saúde no local para onde vai.

•    Considere aderir a um seguro de saúde. Não só o seguro de saúde pode cobrir as suas necessidades no local, como lhe garante contactos importantes para o ajudar em imprevistos. A segurança é fundamental para que possa deixar de lado as preocupações e simplesmente desfrutar da viagem!

•    Faça todas as chamadas de que precisa. Quer seja para garantir as condições do local, do transporte ou apenas para esclarecer dúvidas sobre o destino. Todas as informações são importantes para estar preparado.

•    Não se iniba de pedir ajuda. Considere a possibilidade de precisar de ajuda durante a viagem. E, nesse caso, convém saber a quem ligar ou até onde ir. Mesmo que tente ultrapassar as dificuldades sozinho, lembre-se de que com ajuda será mais fácil desfrutar da viagem.

•    Evite infeções a todo o custo. Leve consigo desinfetante e toalhitas e lave as mãos sempre que possível. Beba apenas água engarrafada e garanta que tomou todas as vacinas recomendadas para o local e hidrate-se em abundância.

•    Evite a fadiga. Comece por considerar a hipótese de descansar durante um dia assim que chega ao seu destino. Além disso, planeie momentos de descanso e não descure as horas de sono que o podem ajudar a ter uma energia extra durante a viagem.

•    Evite o calor e o stress. São ambos fatores que podem desencadear sintomas de EM.

•    Informe o seu alojamento ou os serviços que contratar sobre a sua condição. Estar de sobreaviso pode ajudar a entrar em ação mais rápido, se necessário. Além disso, poderão ajudá-lo a encontrar outros serviços de que possa precisar durante a viagem.

•    Não se esqueça de confirmar que estará sempre contactável e evite que custos inesperados de operadoras o deixam sem possibilidade de ligar a alguém sempre que precisar.

A preparação da mala para a viagem é muito importante. Para evitar que algo fique esquecido comece por fazer uma lista algumas semanas antes, onde vai apontando o que precisa à medida que se lembra. Além disso, há quem tenha problemas de memória e concentração devido à EM, algo que pode ultrapassar com um planeamento atempado.

O que deve colocar na sua lista (e, claro, na mala)?

•    Os medicamentos de que precisa e ainda os que pode precisar para gerir os sintomas ou algum problema durante a viagem, em quantidade suficiente. Considere ainda levar consigo a prescrição ou uma cópia, caso seja preciso numa situação excecional;

•    Os equipamentos que podem ajudar a movimentar-se melhor durante a viagem, como por exemplo, um walking stick ou um calçado confortável;

•    Cópias digitais dos seus documentos, quer sejam eles de viagem ou de indicação médica. Além disso, envie sempre os seus dados de viagem a alguém da família ou a um amigo;

•    Uma variedade de roupas desde as mais quentes às mais frias, para garantir que as condições climatéricas que irá encontrar não influenciam os sintomas ou espoletam novos surtos;

•    Desinfetante e proteção que o possam ajudar a garantir que não terá um problema de saúde durante a viagem que poderia ser evitado com a devida higiene.

1. Multiple Sclerosis News Today. 7 Simple Tips for traveling with MS. https://multiplesclerosisnewstoday.com/2017/11/06/simple-tips-for-traveling-with-ms/
2. Everyday Health. How to travel safely when you have MS. https://www.everydayhealth.com/multiple-sclerosis/living-with/how-to-travel-safely-when-you-have-ms/
3. National Multiple Sclerosis Society. A Doctor’s Travel Tips. https://www.nationalmssociety.org/Living-Well-With-MS/Work-and-Home/Travel/A-Doctor-s-Travel-Tips
4. MS Focus Magazine. Tips for traveling abroad with MS. https://www.msfocusmagazine.org/Magazine/Magazine-Items/Posted/Tips-for-Traveling-Abroad-with-MS
5. Above MS. 10 tips for traveling with MS. https://www.abovems.com/en_us/home/living-with-ms/home-travel/10-tips-traveling-ms.html
6. WebMD. Multiple Sclerosis: Travel Planning. https://www.webmd.com/multiple-sclerosis/features/travel#1