EM e a saúde cerebral
Quando falamos de Esclerose Múltipla, falamos frequentemente sobre lesões, surtos ou sintomas. Mas o que é que está realmente a acontecer no nosso organismo? Ou, melhor dizendo, no nosso cérebro?
A EM é uma doença neurológica que causa danos nas células do cérebro e da espinal medula – o Sistema Nervoso Central (SNC).
Conheça o Sistema Nervoso Central
O SNC é o principal centro de controlo do nosso corpo. Mesmo quando estamos relaxados, o SNC está a controlar a nossa respiração, a nossa temperatura e os músculos que nos permitem manter a posição em que estamos. É o responsável por fazer com que o que vemos, ouvimos e cheiramos faça sentido. Tudo isto enquanto gravamos memórias e temos um infindável número de processos a acontecer no nosso corpo, sem darmos por ela. Impressionante, não?

As células do SNC que tornam tudo isto possível são os neurónios. Os neurónios formam conexões e redes, a partir das quais as mensagens são transmitidas. Estas células são compostas pelo corpo celular e uma longa fibra denominada de axónio. Os axónios são revestidos por uma substância lipídica chamada bainha de mielina, que os protege e permite que as mensagens sejam transmitidas mais rapidamente e com eficiência.

O que acontece na EM?
A causa da EM é, ainda, desconhecida, mas sabemos que o sistema imune está envolvido. O nosso sistema imune é uma parte vital para a nossa sobrevivência. Uma das suas principais funções é proteger-nos de agentes estranhos, que podem ser perigosos. No entanto, na EM, o sistema imune reconhece a mielina como um agente estranho e ataca-a. Por isso, a EM é também considerada uma doença autoimune. O que desencadeia este ataque do sistema imune ainda é desconhecido.
Quando a mielina é danificada, os sinais não são transmitidos com tanta velocidade. E, uma vez que a mielina que circunda o neurónio seja completamente destruída, o sinal pode ser bloqueado, resultando numa conexão perdida.
Este ataque que acontece à mielina terá consequências na forma como o SNC controla o nosso organismo, dando origem aos sintomas e a todas as complicações existentes na EM.
Explore mais e fique a saber o que acontece no nosso cérebro.