Vida profissional

Vida profissional
Dia-a-dia com EM Artigos

O diagnóstico de esclerose múltipla (EM) pode pôr em causa muitos aspectos relativos ao futuro. Uma delas é a sua vida profissional. Para alguns, é possível gerir a continuidade num emprego com apenas alguns ajustes. Para outros, os diferentes sintomas e as limitações provocadas pelos mesmos podem criar dificuldades no ambiente de trabalho. Cada caso é um caso. Se está a pensar na decisão a tomar, consulte a continuação alguns dos conselhos e experiências de outras pessoas que vivem com EM.

Que ajustes posso fazer no trabalho?

Se os seus sintomas de EM estão a criar desafios acrescidos no trabalho, podem haver formas de o ajudar a adaptar-se. Se está a considerar as suas opções relativamente a trabalhar com EM, aqui estão algumas sugestões que podem fazer com que seja mais fácil manter o seu emprego.

Work life adjustments
 
Faça mais pausas
Muitas pessoas pensam que quanto mais tempo se trabalhar sem pausas maior será a produtividade. Este nem sempre é o caso, especialmente para quem vive com EM. Parar com regularidade pode reduzir a fadiga e o stress, por isso aproveite bem as pausas! 

Considere horários flexíveis ou reduzidos
Obter um equilíbrio adequado entre a vida pessoal e profissional pode fazer toda a diferença para a sua EM e para a sua capacidade de continuar a trabalhar. Ter um horário flexível pode ajudá-lo a gerir os seus sintomas de EM, a marcar consultas com o seu neurologista ou enfermeiro de EM e a reduzir o stress com muito mais facilidade. 

Melhore o seu espaço de trabalho
Pequenos ajustes ao seu espaço de trabalho podem ter um grande impacto na sua capacidade de trabalhar bem com EM. Pode considerar mover o seu posto de trabalho para mais próximo da casa de banho ou pedir um lugar de estacionamento mais próximo da entrada. Pode até utilizar monitores de computador maiores ou teclados adaptados se tiver dificuldade em trabalhar no computador. 

Fale com os seus colegas
Muitas vezes é uma boa ideia falar sobre a sua doença a um colega de trabalho mais próximo. O seu colega poderá então dar-lhe apoio no trabalho se for necessário – especialmente se precisar de conselhos e de ajuda para falar com o seu supervisor. 

Testemunhos da comunidade de EM

Lidar com a discriminação no local de trabalho 
BarbaraO trabalho era e continua a ser muito importante para a Barbara, que vive com EM. Numa carta para o  The World vs. MS (uma plataforma online onde a comunidade da EM pode partilhar as suas experiências), ela fala sobre como o seu trabalho lhe deu uma rotina e a fez sentir como um membro apreciado de uma equipa. Depois do seu diagnóstico de EM, ela reparou que o modo como os seus colegas a abordavam tinha começado a mudar. Para Blog

A vida após a reforma por invalidez
PatrickDepois de muita deliberação, o Patrick decidiu reformar-se por invalidez depois do seu diagnóstico de EM. Isto não significa que tenha abdicado completamente das suas ambições profissionais. Aqui ele explica a forma como este momento lhe abriu novos horizontes.

Os estudos e a EM
CharlotteA Charlotte foi diagnosticada com EM quando estava a estudar medicina. Apesar de estar numa fase crucial dos seus estudos, ela fala sobre como a aquisição de novos conhecimentos e estar empenhada num projecto de vida a ajudou e lidar com a doença. Para video.

Hiperligações úteis