Quais são as opções de tratamento para a EM?

Quais são as opções de tratamento para a EM?

Existem diversas opções de tratamento disponíveis no que se refere à EM. Para obter o melhor tratamento para si, é essencial que fale com o seu neurologista ou enfermeiro de EM. Este conseguirá dar-lhe informações sobre como pode encontrar um tratamento que seja o mais adequado para si. Para o ajudar a preparar-se para estas conversas, seguem-se algumas informações que poderão ajudá-lo a compreender quais as opções disponíveis relativamente às terapêuticas modificadoras da doença (TMD). 

Saiba mais sobre como gerir os seus sintomas de EM aqui.

O que são as TMD?

As terapêuticas modificadoras da doença (TMD) são tratamentos para a EM que poderão ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de tratamento. Quando tomadas conforme a prescrição do seu neurologista, as TMD poderão atrasar ou prevenir os danos que a EM causa no SNC. O seu objetivo deverá ser tratar a causa da doença aliviando os sintomas da EM. Mas lembre-se de que os tratamentos não funcionam do mesmo modo para todos; por isso, é importante que o seu neurologista ou enfermeiro de EM façar um acompanhamento do quão bem estão a resultar.

Que aspetos considerar?

Existem vários aspetos a considerar no que diz respeito às TMD, dado que existes várias disponíveis atualmente. Um ponto importante é que o tipo de tratamento que pode ser apropriado para si pode depender do seu tipo de EM, assim como daquilo que quer da sua vida com EM. 

Poderá querer perguntar ao seu neurologista ou enfermeiro de EM de que modo as suas opções são diferentes em termos de:

  • Quão bem o seu tratamento está a atrasar ou a prevenir os danos provocados pela EM 
  • Como é administrado o tratamento
  • A frequência com que precisa de tomar o tratamento
  • Se precisa de fazer quaisquer exames ou monitorização 
  • De que modo precisa de ser armazenado e preparado
Quais são as opções?

Existem várias TMD diferentes para o tratamento da EM, a grande maioria dos quais se destinam à EM surto-remissão (EMSR). O seu neurologista ou enfermeiro de EM poderá dizer-lhe mais sobre as suas diferentes opções. 

Tal como a maioria dos tratamentos, as TMD para a EM têm dois nomes: o nome de marca é o nome dado pela companhia farmacêutica que produz o tratamento; e o nome genérico é a designação dada à substância ativa do tratamento, que é uniforme e compreendido globalmente. 

Existem atualmente as TMD clássicas injectáveis, TMD orais e TMD de alta eficácia. Fale com o seu neurologista ou enfermeiro de EM sobre as suas diferentes opções e o perfil de beneficio-risco, perfil de tolerabilidade e comodidade, e modo e frequência de administração de cada uma delas.

Hiperligações úteis