Introdução aos tipos de tratamento para a EM

Cada pessoa com EM sente como a doença o afeta de forma diferente e aquilo que pretende do seu tratamento é provavelmente diferente. Existem vários aspectos que poderá considerar, incluindo o tipo de EM que tem, os seus sintomas, a sua gravidade e a frequência com que os sente. Aquilo que procura num tratamento poderá também ser afetado pelo seu estilo de vida e pelos seus objetivos pessoais. Se os seus exames de RM mostrarem que a EM está a progredir e a continuar a causar danos no seu SNC o seu neurologista poderá também sugerir que experimente outro tratamento.
- Factos rápidos
-
Embora os seus objetivos de tratamento da EM se reflitam nas suas próprias vivências, a maioria das pessoas que vive com EM quer controlar a sua doença e quer fazer tudo o que puder para levar uma vida ativa e gratificante.
Estes objetivos podem ser divididos em:
- Proteger o seu futuro – poderá querer pensar nisto como o seu objetivo a longo prazo, dado que o tratamento provavelmente não irá fazê-lo sentir-se melhor de forma imediata. Mas o tratamento precoce da doença poderá proteger o seu cérebro contra evolução da EM, reduzir o número de surtos e ajudá-lo a preservar as suas capacidades física e cognitiva durante mais tempo
- Gerir os sintomas – este objetivo significa gerir o dia-a-dia com EM ou quando está a ter um surto. O tratamento dos sintomas não previne danos futurosno SNC nem altera o modo como a sua EM irá progredir ao longo do tempo.
- Atrasar a progressão da EM e preservar o seu cérebro
-
Habitualmente os objetivos de tratamento a longo prazo irão incluir tentar parar ou atrasar o agravamento dos sintomas de EM e a incapacidade. Isto pode ser feito de diversas formas:
- Prevenir os surtos
- Reduzir a duração dos surtos
- Melhorar o modo como recupera após um surto (reduzir a gravidade dos surtos)
- Limitar os danos que a EM está a causar no SNC
Estes objetivos de longo prazo são particularmente importantes no início da doença, quando é possível prevenir danos no seu cérebro e o agravamento da incapacidade.
- Gerir os sintomas
-
Você sabe melhor do que ninguém, que os sintomas da EM poderão ter um importante no seu dia-a-dia. Por isso, é também de extrema importância que estes sejam bem controlados. Existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a fazer exatamente isso. Podem incluir tratamentos farmacológicos ou outros tipos de terapia. Por exemplo, podem ser usados certos tratamentos para ajudar a controlar problemas de bexiga, e pode ser usada fisioterapia para melhorar os problemas de equilíbrio.
Poderá saber mais sobre as diferentes formas de gerir os seus sintomas de EM aqui.
- Hiperligações úteis
-
- Saúde do cérebro: o tempo conta na esclerose múltipla. MS Brain Health. Disponível em Português: http://www.msbrainhealth.org/resources/article/sade-do-crebro-o-tempo-conta-na-esclerose-mltipla. Último acesso: outubro de 2017.
- Guide to decision making. MS Trust UK. Disponível em: https://www.mstrust.org.uk/understanding-ms/ms-symptoms-and-treatments/ disease-modifying-drugs-ms-decisions/guide-decision. Último acesso: outubro de 2017.
- Relapse. MS Trust UK. Disponível em: https://www.mstrust.org.uk/a-z/relapse. Último acesso: outubro de 2017.
- Disease modifying drugs. MS Trust UK.Disponível em: https://www.mstrust.org.uk/understanding-ms/ms-symptoms-and-treatments/disease-modifying-drugs-ms-decisions/disease-modifying#benefits. Último acesso: outubro de 2017.
- How is MS treated? MS Trust UK.Disponível em: https://www.mstrust.org.uk/understanding-ms/ms-symptoms-and-treatments/how-ms-treated. Último acesso: outubro de 2017.
- Managing bladder problems. MS Society UK. Disponível em: https://www.mssociety.org.uk/sites/default/files/Documents/ Essentials/Managing-bladder-problems-Feb-14.pdf. Último acesso: outubro de 2017.
- Balance. Disponível em: https://www.mstrust.org.uk/a-z/balance. Último acesso: outubro de 2017.