Pensamento e emoções

Pensamento e emoções

Problemas cognitivos
Como provavelmente sabe, os problemas com o pensamento, a memória e a concentração (por vezes agrupados como problemas cognitivos) são frequentes em pessoas que vivem com EM. Ao envelhecermos, algumas das nossas capacidades cognitivas começam a diminuir. Mas cerca de metade das pessoas que vivem com EM irão desenvolver problemas de cognição em determinado momento da sua vida. 
Ter problemas de cognição pode tornar difíceis diversos aspectos. As pessoas podem sentir:

  1. Dificuldade em concluir tarefas
  2. Problemas em participar em discussões de grupo
  3. Dificuldade em processar informações
  4. Dificuldade em tomar decisões
Problemas emocionais e psicológicos

Das alterações do seu humor à depressão e ansiedade, a EM tem frequentemente um efeito significativo sobre a saúde emocional. É importante não subestimar o seu bem-estar ou anular o modo como se sente em relação ao seu diagnóstico de EM, porque ele pode ser causado pela própria EM.

A EM pode interferir com a transmissão de sinais que afetam o humor. Estudos sugeriram que a depressão é mais frequente entre pessoas que vivem com EM do que na população geral.
Os problemas emocionais com a EM podem ser diversos mas incluem sobretudo problemas de:

  1. Depressão ou ansiedade
  2. Autoestima
  3. Alterações de humor
Gerir problemas cognitivos

Poderá já ter encontrado algumas formas de lidar com determinadas dificuldades cognitivas, como por exemplo anotar as coisas para não as esquecer ou dar a si próprio mais tempo para fazer certas tarefas. Poderá também considerar útil receber alguns conselhos do seu neurologista ou enfermeiro de EM. Este poderá conseguir ajudá-lo a identificar as áreas em que poderá beneficiar de alguma ajuda, como sugerir alguns exercícios mentais ou dicas.

CharlotteA Charlotte vive com EM e sente que os seus problemas cognitivos estão a afetar o seu dia-a-dia; seguem-se algumas das suas estratégias para gerir os seus sintomas:

  1. Fazer mais intervalos – se sentir que não consegue concentrar-se durante muito tempo, faça intervalos regulares mas curtos
  2. Priorizar tarefas – Comece por aquelas que requerem mais atenção e concentração e deixe as mais fáceis para quando provavelmente se sentir mais cansado
  3. Experimentar a meditação ou mindfulness – pode ajudá-lo a relaxar e a organizar os seus pensamentos; veja a nossa página de Mindfulness e Relaxamento aqui.
  4. Manter a sua mente ativa – desafie o seu cérebro fazendo coisas diferentes, como visitar e conversar com amigos
  5. Pôr a sua memória a trabalhar – se tem um assunto que o apaixona e gosta, tente fazer um curso, isso pode ajudar a manter a sua mente ativa

Se quiser ler o blog completo da Charlotte poderá encontrá-lo aqui

Gerir problemas emocionais

Caso esteja a ter problemas emocionais, seja depressão, stress, ansiedade ou quaisquer outros sentimentos que o possam estar a afetar, existem várias abordagens que o podem ajudar. Caso esteja a ter quaisquer problemas emocionais, é preferível falar com o seu neurologista ou enfermeiro de EM e este poderá sugerir algumas destas formas de ajuda. Por vezes, são designadas por terapias faladas ou terapias psicológicas. Seguem-se algumas das que lhe podem recomendar:

  1. Terapia cognitiva comportamental (TCC) – esta é uma terapia que ajuda a compreender de que modo certas situações podem influenciar aquilo que pensamos e sentimos. Esta terapia pode ajudá-lo a utilizar estratégias para adotar novas formas de pensar
  2. Mindfulness – falamos bastante sobre esta técnica meditativa na nossa secção Mindfulness e Relaxamento que pode ser encontrada aqui. Esta terapia é uma forma de ajudar a compreender e aceitar as suas emoções
  3. Aconselhamento – falar com alguém pode realmente ajudá-lo a colocar os assuntos em perspetiva e a gerir as diferentes situações

Conversar bastante sobre as coisas pode ser um grande alívio quer seja com amigos, familiares ou um grupo de apoio de EM. Saiba mais sobre o como encontrar o apoio certo e como este pode ajudar aqui.

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