Mobilidade e visão

Mobilidade e visão

Existem muitos sintomas associados à EM, mas isso não significa que irá tê-los todos. Poderá ter apenas alguns sintomas que o afetam, poderá sentir que eles vão e vêm, que os sente apenas durante um surto ou que a sua intensidade muda ao longo do tempo. 

Os sintomas físicos podem fazer com que seja difícil para si deslocar-se, realizar as suas atividades no dia-a-dia e, com o passar do tempo, podem afetar a sua independência. Aqui, abordaremos os sintomas físicos mais frequentes da EM e como podem ser geridos no dia-a-dia. Se quiser saber mais sobre o tratamento a longo prazo da EM, vá à nossa secção sobre tratamentos modificadores da doença (TMD)

Mobilidade

Permanecer em pé e caminhar são atividades bastante complicadas do seu corpo realizar e existem diversas funções diferentes envolvidas. Existem alguns sintomas de EM que podem fazer com que seja difícil deslocar-se, tais como problemas de equilíbrio, tonturas, fraqueza muscular, espasmos e rigidez. 

Problemas de equilíbrio
Spams and stiffnessDiversos sintomas podem afetar o equilíbrio, aumentando o risco de queda, rigidez muscular, tremores e dor, e abordaremos um pouco mais sobre cada um destes nas próximas secções. Os problemas de equilíbrio podem causar sofrimento e perda de confiança mas também podem resultar em lesões, dor e perda da independência. 

Espasmos e rigidez
TremorsA rigidez pode fazer com que os seus músculos se tornem mais rígidos e tenham dificuldade em mover-se. O modo como a rigidez muscular afeta as suas capacidades de desempenhar certas tarefas depende dos músculos afetados. Poderá sentir dificuldade em desempenhar movimentos menores e delicados ou poderá ter dificuldade com movimentos mais amplos como caminhar. 
Os músculos poderão também contrair-se de forma descontrolada, o que se designa por espasmo. Isto pode ocorrer repetidamente e por vezes causa dor. Isto também pode acontecer de noite, fazendo com que seja difícil para si conseguir as suas 8 horas de sono completas. 

Tremores
Muscle weaknessPor vezes as pessoas sofrem um movimento de tremor descontrolado, que pode ser repetitivo mas também pode ser irregular e imprevisível. Também podem ser movimentos mais pequenos ou mais amplos e podem tornar as tarefas quotidianas extremamente difíceis. A maioria das pessoas que vive com EM e que sofre de tremores descobre que estes surgem quando pretende fazer alguma coisa. Por exemplo, quando se estica para pegar em alguma coisa e quanto mais se aproxima do objeto, pior fica o tremor. 

Fraqueza muscular
As pessoas que vivem com EM poderão sofrer de fraqueza muscular (falta de força) numa ou em ambas as pernas. A EM pode fazer com que seja difícil mover os seus músculos, fazendo com que se sinta fraco. A fraqueza muscular nas suas pernas pode fazer com que seja difícil andar e tornar as quedas mais prováveis. Poderá também sofrer fraqueza noutros músculos como aqueles que controlam os seus intestinos.

Gerir problemas motores e de mobilidade

Os problemas de mobilidade podem ser geridos com diferentes abordagens e cada uma deve ser ajustada às necessidades e problemas individuais de cada pessoa. É preferível falar com o seu neurologista ou enfermeiro de EM sobre isto antes de experimentar quaisquer tratamentos.

Mobility and vision
 
O seu neurologista ou enfermeiro de EM poderá experimentar diferentes tratamentos como: 

  • Fisioterapia – um tratamento que usa métodos físicos como a massagem, tratamento de calor e exercício
  • Terapia ocupacional – usar certas atividades para ajudar as pessoas a recuperar
  • Crioterapia – tratamento que usa temperaturas frias

Existem diversos aparelhos que podem ajudar a melhorar os seus problemas de mobilidade e fazer com que seja mais fácil deslocar-se, desde armações para o pescoço a bengalas e mesmo “exoesqueletos” para as pernas. Fale com o seu neurologista ou enfermeiro de EM sobre as opções que este pense poder ajudá-lo. 

Alguns sintomas podem ser geridos com alguns tratamentos e fisioterapia. Por exemplo, a espasticidade ou rigidez dos membros e o desconforto que estes podem causar. 

Visão na EM

Ter problemas de visão pode ser uma experiência assustadora e os problemas de visão são relativamente frequentes em pessoas que vivem com EM. A EM pode causar uma coisa chamada nevrite ótica, que ocorre quando o nervo ótico fica inflamado. A EM também pode afetar os seus olhos causando problemas no movimento do olho. 

A nevrite ótica pode causar visão turva e, em alguns casos, perda de visão total. Muitas vezes só um olho é afetado mas pode afetar ambos. Os problemas de visão tendem a agravar-se ao longo de alguns dias a uma semana, mas para alguns pode ser muito mais rápido recuperar. Caso tenha nevrite ótica, poderá sentir: 

  • Visão turva ou um ponto cego no centro da sua visão.
  • As cores parecerem mais escuras ou desbotadas
  • Flashes de luz quando move os olhos
  • Dor, especialmente quando move os olhos
Blind SpotsColour appearing washed outLight flashesPain Moving eyes
Os problemas de movimentos oculares tendem a significar que os seus olhos poderão não se mover com tanta suavidade ou que os seus olhos não estão alinhados. Isto pode levar a visão dupla, que também pode causar problemas como náuseas e vertigens, além de falta de coordenação nos movimentos e outros problemas de equilíbrio. 
Gerir os problemas de visão

A nevrite ótica e os problemas de movimentos oculares são causados por inflamação e frequentemente desaparecem quando a inflamação diminui, por isso poderá não precisar de tratamento. Se os seus sintomas forem particularmente graves, o neurologista poderá receitar-lhe um tratamento com corticosesteróides, que podem ajudar a acelerar a sua recuperação. 

Caso esteja a ter visão dupla, existem formas de reduzir o seu impacto, tais como usar um penso sobre o olho ou usar óculos equipados com lentes que realinham as duas imagens. Também existem tratamentos disponíveis que o seu neurologista lhe pode receitar que ajudam caso sofra movimentos involuntários dos olhos. 

Hiperligações úteis