Glossário

Glossário
Aconselhamento

Um tipo de terapia falada – pode conversar sobre como se sente confidencialmente com o seu terapeuta e ele pode sugerir formas de lidar com certos problemas, como a ansiedade. 

Ansiedade

Preocupação persistente com problemas maiores ou menores, que interfere com as atividades diárias, como o trabalho, a escola ou o sono. A ansiedade pode ter um impacto nas suas relações e no dia-a-dia, mas pode ser gerida com mudanças no estilo de vida, aconselhamento psicológico e/ou tratamento. 

Cognição

A sua cognição refere-se aos processos envolvidos no conhecimento, aprendizagem e compreensão das coisas. Estes processos incluem: a memória, o raciocínio, o processamento de informações, a atenção e a concentração. 

Corticosteroides

Um tratamento usado para ajudar a reduzir a inflamação e a suprimir o sistema imunitário. 

Crónico

Que persiste por muito tempo ou que é recorrente de forma constante. A EM é uma doença crónica. Outros exemplos de doenças crónicas incluem as doenças cardiovasculares e a diabetes. 

Esclerose múltipla

Uma doença autoimune crónica que afeta o SNC. Na esclerose múltipla, a o sistema imunitário ataca a mielina, e pára e/ou limita a transmissão de informação através dos neurónios.

Inflamação

Habitualmente, a inflamação é o modo como o seu corpo reage a lesões ou infeções. A inflamação é um modo como o seu corpo luta contra agentes estranhos como bactérias e vírus, livrando-se ao mesmo tempo de quaisquer células suas que já estejam a morrer. Contudo, se a inflamação ocorrer quando não era suposto, pode causar danos, como acontece na EM.

Lesões

Uma lesão (também designada por placa) é uma área do SNC que foi danificada e está ativa ou se transformou numa cicatriz, causada pela EM. Esclerose significa cicatriz. As lesões têm o aspeto de manchas brancas no exame de RM.
As lesões são causadas pela inflamação que ocorre quando o sistema imunitário ataca a mielina

Medula espinal


Fibras nervosas e tecido que estão anexas à coluna vertebral e que ligam quase todas as partes do corpo ao cérebro. A medula espinal constitui parte do SNC

Mielina (bainha de mielina)

A camada protetora em torno das fibras nervosas no SNC, que na EM são atacadas por engano pelo sistema imunitário, causando inflamação

Nervo ótico

O nervo que transmite informação da retina ao cérebro. 

Nevrite ótica

Uma doença que ocorre quando o nervo ótico fica inflamado. Isto pode levar a sintomas como: visão turva ou um ponto cego no centro da sua visão, as cores parecerem mais escuras ou desbotadas, flashes de luz quando move os olhos, e dor especialmente quando move os olhos.

Obtenção de imagens por ressonância magnética (RM)

A imagiologia de ressonância magnética (RM) usa um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos no corpo. A RM é usada no cérebro e medula espinal para ajudar a diagnosticar a EM. 

Remielinização

A substituição da mielina perdida ou danificada. O dano causado nas células nervosas e neurónios está relacionado com a incapacidade física e cognitiva, quando o corpo deixa de ser capaz de compensar a desmielinização.

Remissão

Quando uma pessoa que vive com EM recuperou parcial ou completamente de um surto, e quando estão presentes apenas alguns ou mesmo nenhum sintoma no momento atual. 

Sistema imunitário

Um sistema do organismo que distingue tudo o que é estranho ao corpo, e o protege contra infeções e agentes estranhos. 

Sistema nervoso central (SNC)

O sistema nervoso central recebe, processa e armazena informações dos nervos periféricos e envia mensagens, informando o corpo como reagir. É constituído pelo cérebro e pela medula espinal e está inserido no crânio e na coluna vertebral. 

Surto

O nome de um evento quando surgem sintomas de EM surto-remissão (EMSR), ou quando sintomas antigos regressam à mesma ou a uma nova região do corpo por um período de 24 horas ou mais. Pode também ouvir falar de exacerbações, ataques, agravamentos, episódios agudos ou eventos clínicos. 

Terapia cognitiva comportamental (TCC)

É um tipo de terapia falada que pode ajudá-lo a gerir os seus problemas, ajudando-o a compreender e a mudar o modo como pensa e se comporta. Esta pode ajudá-lo com os problemas como a ansiedade e a depressão.

Hiperligações úteis