Tipos de EM

Tipos de EM

Types of MS

A maioria das pessoas que vivem com EM (cerca de 85%) são diagnosticadas com EM surto-remissão (EMSR), mas existem outros tipos de EM que, provavelmente, já ouviu falar. 10% das pessoas que vivem com EM são diagnosticadas com EM primária progressiva (EMPP). Se a EMSR não for convenientemente tratada, 50–60% das pessoas podem evoluir para EM secundária progressiva (EMSP). Algumas pessoas que vivem com EM podem ser diagnosticas com um tipo de EM benigno. 

O tipo de EM que tem pode afetar a frequência com que sofre os sintomas, assim como quando e como se desenvolve a incapacidade. Também pode afetar as opções que tem para gerir a sua EM. Abaixo, temos uma descrição geral para cada um dos três tipos diferentes. 

Factos rápidos

Veja rapidamente as diferenças entre os diferentes tipos de EM:

EM surto-remissão (EMSR

As pessoas que vivem com EMSR têm períodos de sintomas (surtos) seguido por períodos em que os seus sintomas desaparecem ou melhoram (remissão). Cerca de 85% das pessoas com EM são diagnosticadas com EMSR

 

SEM secundária progressiva (EMSP)

Algumas pessoas que vivem com EMSR progridem para EMSP na qual não sofrem surtos mas podem sentir que a sua incapacidade piora gradualmente ao longo do tempo

 

EM primária progressiva (EMPP

Cerca de 10% das pessoas com EM são diagnosticadas com EMPP. As pessoas que vivem com EMPP não sofrem surtos mas podem sentir que a sua incapacidade continua gradualmente a agravar-se ao longo do tempo

O que é EM surto-remissão (EMSR)?

Quando tem EM, o sistema imunitário do seu organismo ataca por engano partes do seu SNC, em especial o revestimento (chamado mielina) que envolve os prolongamentos dos seus neurónios. 

Espantosamente, o seu organismo consegue reparar alguns dos danos na mielina num processo chamado remielinização. Contudo, a mielina reparada não é igual ao que era antes de ocorrerem os danos, por isso as mensagens poderão não viajar ao longo dos neurónios com tanta rapidez como antes. Observe o diagrama abaixo para ver de que modo a mielina danificada afeta os sinais que viajam ao longo dos neurónios: 

types of ms damaged

É este dano que resulta nos sintomas de EM que pode sentir. Poderá encontrar exemplos destes aqui
Estes períodos de danos podem resultar num surto, que são seguidos por períodos de remissão devido aos processos de reparação do corpo. É por causa desses períodos de surtos e remissão que este tipo de EM se chama surto-remissão (EMSR). 
Estes sintomas poderão ser reversíveis mas podem tornar-se permanentes à medida que a doença evolui. Ao longo do tempo, os danos podem acumular-se e podem tornar-se demasiado difíceis para o cérebro os reparar. Isto pode levar a sintomas permanentes. A EMSR pode evoluir para um tipo de EM chamado EM secundária progressiva (EMSP), especialmente se não for devidamente tratada. 

O que é EM secundária progressiva (EMSP)?

A maioria das pessoas que vivem com EM são diagnosticadas com EMRR. Algumas pessoas com este diagnóstico inicial descobrem que ao longo do tempo sofrem menos surtos mas podem sentir que a sua incapacidade aumenta gradualmente. Este tipo de EM, que se segue a uma fase de EMRR inicial, é conhecida como EM secundária progressiva (EMSP). 

As pessoas com EMSP podem ainda ter um surto ocasional mas a maioria não sofre surtos. A incapacidade tende a aumentar gradualmente em pessoas que vivem com EMSP. No entanto, a velocidade a que isto acontece pode variar muito de uma pessoa para outra. 

O que é EM primária progressiva (EMPP)?

Cerca de 10% das pessoas que vivem com EM são diagnosticadas com uma forma na qual a incapacidade aumenta desde o início da sua doença de EM. Esta é conhecida como EM primária progressiva. As experiências de pessoas que vivem com EMPP podem variar muito. As pessoas podem sentir um aumento contínuo da incapacidade, podendo esta ocorrer a velocidades diferentes. Alguns sentem um agravamento mais gradual dos sintomas, enquanto outros podem achar que os seus sintomas param de piorar durante longos períodos de tempo. 

Existem algumas pessoas que sofreram uma forma progressiva de EM desde o seu diagnóstico mas ocasionalmente sofrem um surto. Este tipo de EM por vezes é denominado EM progressiva com surtos. Caso tenha EMPP e queira saber mais informação, é boa ideia falar com o seu neurologista ou enfermeiro de EM.

Independentemente do tipo de EM que tenha, esta pode ter um impacto na sua vida quotidiana. Leia na nossa secção da vida quotidiana sugestões e conselhos aqui.

Hiperligações úteis