Surtos e remissão

Cerca de 85% das pessoas que vivem com EM sofrem surtos e remissão. Aqui vamos ver brevemente o que são, o que esperar e como podem ser geridas.
“Durante o meu primeiro grande surto fiquei de baixa por causa disso e fiquei zangada por não conseguir fazer nada por mim própria.” – Hannah, vive com EM
- Factos rápidos: surtos vs. remissão
-
Caso ainda não esteja familiarizado com os termos…
- O que é um surto?
-
Um surto é o aparecimento de novos sintomas ou o regresso de sintomas antigos, que depois vão desaparecendo – parcial ou completamente.
Podem durar apenas 24 horas mas podem potencialmente durar algumas semanas ou mais. - Como sei se estou a ter um surto?
-
Para ter a certeza de que os seus sintomas são um surto de EM, algumas das coisas que o seu neurologista ou enfermeiro de EM irá verificar são:
- Se os seus sintomas de EM duraram pelo menos 24 horas
- Se não tem febre ou infeção
- Se os seus sintomas de EM ocorreram pelo menos 30 dias após o início de um surto anterior
- Se não existe outra razão para os seus sintomas de EM, como efeitos secundários de quaisquer tratamentos que esteja a fazer
- Como são tratados surtos?
-
Como a maioria dos aspetos de EM, não existem dois surtos iguais. Os surtos variam na gravidade e o quanto danificam o seu sistema nervoso. Existem dois principais tipos de tratamento:
- Esteróides – estes podem ajudá-lo a sentir-se melhor, mas não abrandam nem previnem os danos que a EM está a causar a longo prazo (por vezes designada por progressão da doença)
- Tratamentos modificadores da doença (TMD) – Os TMD funcionam abrandando, ou mesmo impedindo, os danos causados pela EM, abrandando a progressão da incapacidade e reduzindo o número de surtos
- Pode ser boa ideia anotar os seus surtos de EM e sintomas. Isto pode ajudá-lo a fazer o acompanhamento de quaisquer alterações e pode ajudá-lo a manter o seu neurologista ou enfermeiro de EM atualizados sobre como se sente.
- Lembre-se, é sempre melhor falar com o seu neurologista ou enfermeiro de EM se tiver sintomas, especialmente se forem graves ou se piorarem ao longo do tempo
- Também é importante tomar nota das alterações mais pequenas porque pode habituar-se a estas ao longo do tempo, mas elas podem acumular-se e ter um grande impacto na sua vida quotidiana e no seu bem-estar
- O seu neurologista ou enfermeiro de EM também podem ajudá-lo a saber se alguma vez teve ou não um surto
- O que é o período de remissão?
-
Um surto de EM é uma reflexão dos danos que ocorrem no sistema nervoso central (SNC). Caso tenha EM surto-remissão (EMSR), um surto de EM será seguido por um período de recuperação durante o qual os seus sintomas irão desaparecer ou melhorar. Este período em que se sente melhor é designado por remissão. Embora os seus sintomas possam ter diminuído, a sua EM pode ainda estar a evoluir e a causar danos no seu cérebro durante os períodos de remissão.
- Hiperligações úteis
-
- Relapsing remitting MS. Disponível em: https://www.mstrust.org.uk/a-z/relapsing-remitting-ms-0. Último acesso: outubro de 2017.
- Relapse. Disponível em: https://www.mstrust.org.uk/a-z/relapse. Último acesso: outubro de 2017.
- Giovanni G et al. 2017. Brain health: time matters in multiple sclerosis. Disponível em: www.msbrainhealth.org/report. Último acesso: outubro de 2017.